1) (Fuvest-SP) - Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:
a) Do ovário;
b) Do óvulo fecundado;
c) Do zigoto;
d) Da parede do epicarpo;
e) Da oosfera fecundada.
2) (Mack-2005) - Nas Angiospermas, ocorre dupla fecundação, pois um núcleo espermático se funde com a oosfera, formando um zigoto 2n, e o outro núcleo espermático se funde com
a) um núcleo polar, formando o endosperma secundário 2n.
b) um núcleo polar, formando o endosperma primário 2n.
c) dois núcleos polares, formando o endosperma secundário 3n.
d) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 2n.
e) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 3n.
3) (UFC-2003) - Os frutos são órgãos vegetais que se desenvolvem a partir dos ovários, após a fecundação de seus óvulos. Entretanto, pode ocorrer a formação do fruto, sem que tenha ocorrido fecundação. Como exemplo, temos:
a) a banana.
b) o abacate.
c) o caju.
d) a acerola.
e) a manga
4) (UDESC) - As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:
a) presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
b) presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.
c) produção de sementes sem proteção de um fruto.
d) reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monóicas.
e) alternância de gerações e fase esporofítica haplóide.
5) (Albert Einstein 2016) - Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes. A planta em questão
(A) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário.
(B) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
(C) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário.
(D) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
6) (Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2015.1) - As angiospermas encontram-se espalhadas por toda a superfície do planeta, condição que ratifica o enorme sucesso evolutivo desse grupo vegetal. Todo esse sucesso está relacionado a um conjunto de características que favoreceu ao incremento do seu potencial adaptativo e reprodutivo. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente duas características das angiospermas e os seus respectivos ganhos evolutivos.
a) raízes fasciculadas que favoreceram ao processo de fotossíntese; flor hermafrodita e fechada que favoreceu a autofecundação.
b) flor monóclina que favoreceu ao cruzamento entre diferentes espécies de angiospermas; raiz pivotante que melhorou a captura de água na superfície por esses vegetais.
c) flor colorida, nectária e odorífera que favoreceu a melhoria da polinização; semente no interior do fruto que favoreceu a dispersão das plantas por diferentes ambientes.
d) surgimento do xilema que favoreceu ao desenvolvimento de um caule ereto; surgimento da filotaxia com folhas opostas cruzadas que favoreceu a melhoria da fotossíntese.
7) (Fuvest-SP) - O endosperma da semente de angiospermas contém:
a) Material genético de cada genitor em quantidades iguais.
b) Somente material genético materno.
c) Somente material genético paterno.
d) Maior quantidade de material genético materno.
e) Maior quantidade de material genético paterno.
8) (UFRJ) - Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como:
a) briófitas.
b) pteridófitas.
c) gimnospermas.
d) monocotiledôneas.
e) dicotiledôneas.
9) (UFU) - Em relação as angiospermas, responda.
a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
- Estrutura interna do caule:
- Sistema radicular:
- Nervuras nas folhas:
- Número de cotilédones:
10) (UFOP MG) - Na maioria das angiospermas, as sementes e os frutos originam-se a partir:
a) Do zigoto.
b) Do ovário e do endosperma.
c) Do óvulo e do ovário.
d) Da oosfera e do óvulo.
11) (PUC-MG) - As Angiospermas representam o extremo atual de uma tendência evolutiva que passa pelas Traqueófitas: geração esporofítica desenvolvida e gametofítica reduzida. São características exclusivas das Angiospermas, EXCETO:
a) dupla fecundação.
b) endosperma triplóide.
c) produção de sementes.
d) presença de ovários e frutos.