Confira questões resolvidas sobre os Transportes:
1) (FGV-SP–2010) - As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil, na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias
a) foram eletrificadas, em virtude dos investimentos realizados após a privatização.
b) começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete.
c) foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista.
d) têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes.
e) são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação
2) (UNIMONTES) - A Federação das Indústrias de São Paulo comparou indicadores de transporte do Brasil com equivalentes de países que são referência para o mundo todo. A conclusão do estudo é que, em dez anos, a eficiência de nossa infraestrutura não avançou. O Brasil é grande, mas parece maior ainda para quem leva peças de São Paulo a Manaus. “Demora de 15 a 20 dias. O caminhão sai daqui carregado, vai até Rio Branco, de Rio Branco é transportado para a balsa e vai via fluvial até Manaus”, conta o empresário José Kovacs.
Jornal Nacional - 6/5/2013.
Assinale a alternativa que NÃO indica um dos fatores que contribuem para o problema abordado no texto.
a) A reduzida exploração do potencial de navegação dos rios.
b) As condições precárias das rodovias que cortam o país.
c) A saturação da capacidade operacional de portos e aeroportos.
d) A prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional.
3) (URCA 2016/2) - Sobre o espaço de circulação do Brasil é CORRETO afirmarmos.
a) O transporte ferroviário é o sistema mais utilizado no país para a movimentação de cargas, correspondendo a mais de 70% do volume de carga transportada, em 2015.
b) A malha rodoviária cobre praticamente todo o Brasil, porém é mais densa nas regiões Norte e Nordeste. Isso é justificado, devido maior densidade industrial e populacional procedente do desenvolvimento econômico e político do país.
c) O transporte hidroviário no Brasil é pouco utilizado devido ao reduzido potencial de navegabilidade dos rios existentes no território.
d) A navegação fluvial consome menos energia que o transporte rodoviário e ferroviário, além de ser mais barata e agredir menos o meio ambiente.
e) O escoamento de mercadorias através de rodovias diminui o custo da mercadoria, estimulando a competitividade e consequentemente as exportações.
4) (ENEM) - Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.
HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a
a) criação de uniões aduaneiras.
b) difusão de padrões culturais.
c) melhoria na infraestrutura de transportes.
d) supressão das barreiras para comercialização.
e) organização de regras nas relações internacionais
5) (PUCC) - A linha principal da Ferrovia do Aço destina-se a ligar:
a) Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.
b) São Paulo ao Rio de Janeiro.
c) Belo Horizonte ao Espírito Santo.
d) Belo Horizonte a São Paulo.
e) Brasília a Belo Horizonte.
6) (UFMG) - Em relação às condições de transporte no Brasil, todas as afirmativas são corretas, exceto:
a) A frota de caminhões é insuficiente e desgastada pelo uso contínuo com sobrecarga em pistas mal conservadas.
b) As ferrovias são responsáveis pela circulação da maior parte da carga do país e constituem a única forma de transporte eficiente na porção norte-ocidental.
c) As rodovias são insuficientes, apresentam alguns trechos já intransitáveis e demandam grande volume de recursos para recuperação.
d) As tentativas de aproveitamento das vias fluviais são extremamente modestas em relação à potencialidade da rede hidroviária.
e) O transporte aéreo torna-se cada vez mais inacessível à população e enfrenta uma situação de crise com eliminação de voos e fechamentos de aeroportos.
7) (FPC) - Para atender os mercados consumidores mais restritos, a curtas distâncias, o transporte mais apropriado é:
a) fluvial
b) lacustre
c) rodoviário
d) de cabotagem
e) ferroviário
8) U.F. Uberlândia-MG - Etapa avançada da integração entre os transportes e a economia no Brasil, os chamados “corredores de exportação” são:
a) Regiões agrícolas que se formam no entorno das grandes cidades, dotadas de terminais intermodais de transporte.
b) Áreas dotadas de terminais intermodais e estações aduaneiras que utilizam a infraestrutura ferroviária para escoar a produção agrícola com destino às principais cidades brasileiras.
c) Áreas dotadas de infra-estrutura que envolve o transporte, a armazenagem e a comercialização de produtos, desde as áreas produtoras até os portos de exportação.
d) Cidades portuárias que recebem produtos de diversas regiões do país, exportando-os por meio da navegação de cabotagem para diversos mercados consumidores do mundo.
9) PUC-RJ – A figura abaixo apresenta uma tendência à expansão do sistema de transportes:
a) intermodal
b) rodoviário
c) ferroviário
d) hidroviário
e) infoviário
10) ENEM 2014 - A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
a) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
b) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
c) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
d) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
e) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
11) (FGV 2016) - Questão Média de Geografia A Geografia dos Transportes estuda os sistemas de movimento do território, isto é, o conjunto de sistemas de engenharia e de fluxos materiais ou imateriais que respondem pela ligação entre os lugares. Sobre os sistemas de movimento do território no Brasil, NÃO é correto afirmar:
a) o sistema rodoviário realiza a maior parte dos fluxos de passageiros e de carga devido à sua flexibilidade em relação aos outros modais.
b) o sistema aquaviário de longo curso é o vínculo, quase exclusivo, do comércio exterior.
c) o sistema ferroviário, instalado em áreas selecionadas do território, movimenta grandes fluxos unifuncionais.
d) a integração dos diferentes sistemas técnicos de transportes resulta em uma densidade homogênea de fluxos pelo território.
e) a evolução tecnológica do sistema de movimento aeroviário aumenta a velocidade dos fluxos e a capacidade de carga das aeronaves.
12) (Enem–2018) - Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.
ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio / ago. 2014 (Adaptação).
Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a
a) intensificação do uso de contêineres.
b) compactação das áreas de estocagem.
c) burocratização dos serviços de alfândega.
d) redução da profundidade dos atracadouros.
e) superação da especialização dos cargueiros.
13) ENEM 2012 - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
b) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.
14) (F.C.Chagas-BA) - “Neste país, o sistema de transportes é excelente e a frota mercante considerável, pois o comércio desempenha papel vital para uma nação que importa quase toda a sua matéria-prima e exporta quantidades enormes de bens de consumo e equipamentos”. O texto melhor se aplica
a) ao Japão.
b) à França.
c) à ex-URSS.
d) à Alemanha.
e) ao Reino Unido
Nenhum comentário:
Postar um comentário