Fenômenos Climáticos - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fenômenos Climáticos


Confira questões resolvidas sobre os Fenômenos Climáticos:

1) ENEM 2007 - Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
A situação descrita acima
a) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
b) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.
c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
d) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.


2) (Acafe 2017/1) - Sobre problemas atmosféricos, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
a) As áreas centrais das grandes manchas urbanas apresentam temperaturas mais elevadas em relação à periferia, fruto da ausência de verde, excesso de prédios, asfalto, além da poluição que retém calor.
b) A queima de combustíveis fósseis advindos do carvão mineral e dos derivados do petróleo produz enormes quantidades de dióxido de carbono, fator de poluição atmosférica, sendo a China e os Estados Unidos os principais responsáveis.
c) O aquecimento da atmosfera da Terra deve-se às emissões de chaminés, queimadas e escapamentos de veículos, cujas consequências podem ser desastrosas para todo o planeta e quem nele vive.
d) A carta do chefe Seattle mostra uma relação de vivência equilibrada e harmoniosa com o ambiente que vai ao encontro da proposta e do interesse do capital.


3) (Enem) - Desde a sua formação, há quase 4,5 bilhões de anos, a Terra sofreu várias modificações em seu clima, com períodos alternados de aquecimento e resfriamento e elevação ou decréscimo de pluviosidade, sendo algumas em escala global e outras em nível menor.
ROSS, J. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (adaptado).
Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o El Nino, que consiste
a) na mudança da dinâmica da altitude e da temperatura.
b) nas temperaturas suavizadas pela proximidade com o mar.
c) na modificação da ação da temperatura em relação à latitude.
d) no aquecimento das águas do oceano Pacífico, que altera o clima.
e) na interferência de fatores como pressão e ação dos ventos do oceano Atlântico.


4) (UFPel 2007)
A figura simboliza um fenômeno que tem sido analisado por um grande número de cientistas, os quais argumentam que esse fenômeno tem provocado, entre outros,
a) a elevação da temperatura média do planeta.
b) o aumento do índice do uso da energia solar.
c) a diminuição do buraco da camada de ozônio.
d) a elevação do número de habitantes da Terra.
e) a diminuição do nível dos oceanos do planeta.


5) (Centro Universitário da FEI- Adaptado) - No final de agosto de 2005, o furacão Katrina inundou grandes áreas da Louisiana, Mississipi e Alabama, causando a morte de cerca de duas mil pessoas e deixando centenas de milhares de desabrigados, sobretudo em Nova Orleans.
Em 2011, o furacão Irene atingiu a costa leste americana e chegou a ameaçar o sistema de barragens da parte baixa de Manhattan, onde se localiza o distrito financeiro de Wall Street.
Entre as características comuns aos furacões, assinale a alternativa correta:
a) formam-se geralmente nas regiões frias da terra e deslocam-se em direção ao Equador.
b) são fenômenos provocados por duas ou mais tempestades tropicais em zonas de alta pressão. 
c) são anticiclones que se formam, geralmente, em áreas do oceano com águas quentes, onde predomina o clima tropical ou equatorial.
d) são fenômenos atmosféricos em que os ventos giram seguindo um padrão circular, tendo no centro uma área de alta pressão.
e) formam-se no hemisfério sul a partir de ventos que giram em sentido horário e no hemisfério norte, no sentido anti-horário.


6) Unicamp 2019 - A movimentação das massas de ar é responsável pelas mudanças no tempo atmosférico. O mapa abaixo mostra a dinâmica dos sistemas atmosféricos na América do Sul em maio de 2018. Observe o deslocamento dessas massas de ar sobre o território brasileiro e responda às questões a seguir
a) Explique o que é uma frente fria e, considerando o alcance e o deslocamento da frente fria até a região Norte do Brasil, indique qual é o fenômeno representado no mapa. 
b) A Zona de Convergência Intertropical resulta do encontro dos ventos alísios. Onde se originam os ventos alísios? Qual sua principal consequência para as condições meteorológicas da faixa equatorial?


7) (Enem 2015 – modificada) - O intemperismo físico é alteração que um ambiente sofre por causa das bruscas variações de umidade e temperatura, sendo a água seu principal agente. De acordo com as informações, é de esperar que um intemperismo mais fraco seja característica de qual tipo climático?
a) Tropical.
b) Litorâneo.
c) Equatorial.
d) Semiárido.
e) Subtropical.


8) (UFF 2010) - O fragmento da notícia e a letra da canção referem-se às mesmas áreas da região Nordeste, nas quais se verificou uma mudança brusca nas condições climáticas habituais, devido ao excesso de chuva numa região marcada pela sua falta
Último Pau-de-Arara
A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
(Venâncio/Corumbá/J. Guimarães)
É possível identificar diversos fatores relacionados a essa mudança ambiental. Identifique o fator principal.
a) A intensificação das chuvas ácidas regionais.
b) A redução da camada de ozônio da estratosfera.
c) A ocorrência do fenômeno climático La Niña.
d) A redução das emissões de gás carbônico.
e) A diminuição da influência da Corrente do Golfo.


9) (UCPEL) - Nosso planeta vem sofrendo mudanças climáticas há muito tempo. Um fenômeno ocorre sobre áreas urbanas e consiste na presença de temperaturas à superfície relativamente maiores que as encontradas nas regiões fora da cidade (áreas rurais). Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença desse fenômeno. Ele é claramente antrópico. O fenômeno climático descrito acima se refere:
a) às ilhas de calor.
b) à inversão térmica.
c) ao efeito estufa.
d) ao El Niño.
e) às chuvas ácidas.


10) (ENEM MEC/2014) - A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.
FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).
O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de
a) resfriamento da umidade da superfície.
b) variação da amplitude de temperatura.
c) existência de barreiras de relevo.
d) dispersão dos ventos contra-alísios.
e) convergência de fluxos de ar.


11) (UNESP–2010) - No final dos anos 1980, algumas nações começaram a se preocupar com as questões ambientais, visto que a degradação ambiental representa um risco iminente para a estabilidade da nova ordem mundial. São soluções plausíveis
a) as mudanças de estilo de vida, ações de saneamento e a reciclagem do lixo, visando à diminuição dos resíduos não orgânicos despejados no meio ambiente.
b) a diminuição do despejo de produtos químicos nos rios e mares e o aumento do uso de aparatos científicos e tecnológicos nas guerras.
c) a propagação de informações sobre educação ambiental, contribuindo para a ação predatória do homem sobre a natureza.
d) o emprego de recursos naturais de forma racional para que a industrialização dos países desenvolvidos possa gerar a dependência econômica de nações e economias periféricas.
e) a promoção do desenvolvimento sustentável, que atenda aos interesses da preservação do meio socioambiental dos países ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário