Fungos - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Fungos


Confira questões resolvidas sobre os Fungos:

1) (Cesgranrio-RJ) - Assinale a opção que apresenta uma característica AUSENTE no reino Fungi. 
a) Reprodução assexuada. 
b) Respiração anaeróbia. 
c) Célula procariótica. 
d) Nutrição heterotrófica. 
e) Relação mutualística.


2) (UFMG) - É uma característica exclusiva dos fungos o fato de: 
a) apresentarem glicogênio como produto de reserva. 
b) possuírem quitina como revestimento. 
c) apresentarem micélio. 
d) serem parasitas. 
e) possuírem esporos.


3) (PUC-RIO 2009) - Quanto a indivíduos do Reino Fungi podemos afirmar que: 
A) podem produzir antibióticos e fazer fotossíntese. 
B) podem formar micorrizas e fazer fermentação 
C) são exclusivamente unicelulares e procariotos 
D) são autotróficos e pluricelulares 
E) são eucariotos e quimiossintéticos


4) (UFPB 2008) Sobre os representantes do reino Fungi, pode-se afirmar: 
I. Ascomicetos possuem hifas cenocíticas e não possuem ascocarpo (estrutura de frutificação). II. Basidiomicetos, além das fases haplóide e diplóide, apresentam uma terceira fase dicariótica. III. Ascomicetos e Basidiomicetos apresentam ciclo de vida haplobionte haplonte. 
Está(ão) correta(s) apenas:
A) II e III 
B) I e II 
C) I e III 
D) I 
E) II



5) (UFPA) - Artigos publicados recentemente na revista Science, baseados em análise molecular, sugerem que os fungos deveriam ser incluídos no reino animal. É interessante porque há muito se sabe que os fungos possuem algumas características típicas do reino animal. Assinale a alternativa com três dessas características. 
a) Parede celular de celulose, reserva de amido e serem autótrofos 
b) Parede celular de quitina, reserva de amido e serem autótrofos 
c) Parede celular de celulose, reserva de glicogênio e serem heterótrofos 
d) Parede celular de quitina, reserva de glicogênio e serem heterótrofos 
e) Parede celular de celulose, reserva de amido e serem heterótrofos


6) (Vunesp) - A parte comestível do cogumelo (champignon) corresponde ao: 
a) micélio monocariótico do ascomiceto. 
b) corpo de frutificação do ascomiceto. 
c) micélio monocariótico do basidiomiceto. 
d) corpo de frutificação do basidiomiceto. 
e) sorédio do fungo


7) (UFC) - As figuras abaixo mostram indivíduos representantes de um reino.
Assinale a alternativa que contém os nomes dos indivíduos 1, 2 e 3, respectivamente. 
a) Zigomicetos, basidiomicetos e ascomicetos. 
b) Basidiomicetos, ascomicetos e zigomicetos. 
c) Ascomicetos, basidiomicetos e zigomicetos. 
d) Basidiomicetos, zigomicetos e ascomicetos. 
e) Zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.


8) (UFMS) - Observe a figura abaixo e indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s) sobre este grupo de organismos.
01) São organismos eucarióticos. 
02) Fazem parte do Reino Fungi. 
04) Existem espécies comestíveis, venenosas e outras alucinógenas. 
08) Existem espécies fotossintetizantes. 
16) Podem ser saprófitas ou parasitas. 
32) O champignon é um exemplo pertencente a este grupo.



9) (UFC) - O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica. 
a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes? 
b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes? 
c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.


10) (UEPB) - Apesar de apresentarem uma série de características que lhes são comuns, os seres vivos são diferentes entre si. Entre os fungos e os animais há características comuns e entre elas podese verificar: 
a) substância de reserva 
b) diferenciação celular em tecidos 
c) genoma 
d) modo de obtenção dos alimentos 
e) reprodução

Pages