1) (FGV/2015) - Desde tempos remotos, muito se especulou acerca da origem e, principalmente, das características do campo magnético terrestre. Recentes pesquisas, usando sondas espaciais, demonstram que o campo magnético terrestre
a) limita-se a uma região de seu entorno chamada magnetosfera, fortemente influenciada pelo Sol.
b) limita-se a uma região de seu entorno chamada magnetosfera, fortemente influenciada pela Lua.
c) é constante ao longo de toda a superfície do planeta, sofrendo forte influência das marés.
d) é constante ao longo de toda a superfície do planeta, mas varia com o inverso do quadrado da distância ao seu centro.
e) é produzido pela crosta terrestre a uma profundidade de 5 a 30 km e é fortemente influenciado pela temperatura reinante na atmosfera.
2) (UFMA) - Por mais que cortemos um ímã, nunca conseguiremos separar seus pólos. Qual o nome deste fenômeno?
a) Desintegrabilidade dos pólos.
b) Separabilidade dos pólos.
c) Inseparabilidade dos pólos.
d) Magnetibilidade dos pólos.
e) Irritabilidade dos pólos.
3) (SEC) - Responder à questão com base nas afirmações apresentadas sobre o magnetismo:
I- Quando cortamos um ímã ao meio, obtemos numa metade só polo norte e na outra metade só polo sul.
II- O polo norte da bússola aponta para o sul geográfico.
III- Os polos magnéticos de mesmo nome se atraem e os de nomes diferentes se repelem.
Analisando as afirmações anteriores conclui-se que:
a) está correta apenas a II.
b) está correta apenas a III.
c) estão corretas apenas a I e a III.
d) estão corretas apenas a I e a II.
e) nenhuma delas está correta.
4) (CESGRANRIO-RJ) - Aproxima-se uma barra imantada de uma pequena bilha de aço, observa-se que a bilha:
a) É atraída pelo pólo norte e repelida pelo pólo Sul
b) é atraída pelo pólo Sul e repelida pelo pólo norte.
c) é atraída por qualquer dos pólos.
d) é repelida por qualquer dos pólos.
e) é repelida pela parte mediana da barra.
5) (Eng. Santos-SP) - O pólo sul de um imã natural:
a) atrai o pólo sul de outro ímã, desde que ele seja artificial
b) repele o pólo norte de um ímã também natural
c) atrai o pólo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiais
d) atrai o pólo sul de outro ímã, sejam naturais ou artificiais
e) não interage com um eletroímã em nenhuma hipótese
a) atrai o pólo sul de outro ímã, desde que ele seja artificial
b) repele o pólo norte de um ímã também natural
c) atrai o pólo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiais
d) atrai o pólo sul de outro ímã, sejam naturais ou artificiais
e) não interage com um eletroímã em nenhuma hipótese
6) ENEM 2018 - A tecnologia de comunicação da etiqueta RFID (chamada de etiqueta inteligente) é usada há anos para rastrear gado, vagões de trem, bagagem aérea e carros nos pedágios. Um modelo mais barato dessas etiquetas pode funcionar sem baterias e é constituído por três componentes: um microprocessador de silício; uma bobina de metal, feita de cobre ou de alumínio, que é enrolada em um padrão circular; e um encapsulador, que é um material de vidro ou polímero envolvendo o microprocessador e a bobina. Na presença de um campo de radiofrequência gerado pelo leitor, a etiqueta transmite sinais. A distância de leitura é determinada pelo tamanho da bobina e pela potência da onda de rádio emitida pelo leitor.
Disponível em: http://eleletronicos.hsw.uol.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Disponível em: http://eleletronicos.hsw.uol.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
A etiqueta funciona sem pilhas porque o campo
a) elétrico da onda de rádio agita elétrons da bobina.
b) elétrico da onda de rádio cria uma tensão na bobina.
c) magnético da onda de rádio induz corrente na bobina.
d) magnético da onda de rádio aquece os fios da bobina.
e) magnético da onda de rádio diminui a ressonância no interior da bobina.
7) UFES - Quando magnetizamos uma barra de ferro estamos
a) retirando elétrons da barra.
b) acrescentando elétrons à barra.
c) retirando ímãs elementares da barra.
d) acrescentando ímãs elementares à barra.
e) orientando os ímãs elementares da barra.
8) (FFC) - A seguir estão representadas as linhas de força do campo magnético de cinco regiões diferentes. Em qual destas regiões podemos considerar uniforme o campo magnético? (Considere que nas cinco regiões as intensidades dos vetores campo-magnético são constantes.)
9) UFRGS 2019 - O fogão mostrado na figura 1 abaixo não produz chamas nem propaga calor. O cozimento ou aquecimento dos alimentos deve ser feito em panelas de ferro ou de aço e ocorre devido à existência de campos magnéticos alternados, produzidos em bobinas, conforme representado no esquema da figura 2. Os campos magnéticos penetram na base das panelas, criando correntes elétricas que as aquecem.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. o processo físico que fundamenta essa aplicação tecnológica é conhecido como ........ e é regido pela lei de .........
A) convecção - Faraday-Lenz
B) indução - Faraday-Lenz
C) indução - Ampere
D) radiação - Gauss
E) radiação - Ampere
10) (UERJ-RJ) - Uma agulha magnética atravessada numa rolha de cortiça flutua num recipiente que contém água, na posição mostrada na figura 1, sob a ação do campo magnético terrestre.
Coloca-se, envolvendo o recipiente, um outro imã com seus pólos posicionados como indicado na figura 2:
A nova posição da agulha, sob a ação dos dois campos magnéticos, será:
11) (Cesgranrio - RJ) - A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em:
12) (PUC-PR) – Pendura-se um alfinete pela ponta em uma tesoura. Em seguida, pendura-se um outro alfinete em contato somente com o anterior. Pode-se dizer que:
a) O segundo alfinete é atraído pela tesoura
b) Só o primeiro alfinete foi induzido a funcionar como imã
c) O segundo alfinete é suspenso devido ao seu pouco peso
d) Os dois alfinetes funcionam como imãs
e) Nada dito acima explica o fato
13) (UFES) - Assinale a opção correta:
I) Uma agulha imantada pode ser atraída por um fio próximo a ela no qual passa uma corrente elétrica.
II) Os polos magnéticos de mesmo nome em dois ímãs distintos se repelem.
III) Correntes elétricas em um fio geram um campo magnético no espaço ao seu redor.
a) As três afirmativas acima estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) A afirmativa II é falsa.
d) A afirmativa I é falsa.
e) Todas as três afirmativas são falsas.
14) (UFMG) - Um professor apresenta a figura a seguir aos seus alunos e pede que eles digam o que ela representa. A seguir estão o que eles dizem que a figura pode representar.
Andréa: as linhas de campo elétrico de duas cargas elétricas idênticas.
Daniel: as linhas de indução magnética de dois polos magnéticos contrários.
Carlos: as linhas de indução magnética de dois polos magnéticos idênticos.
Beatriz: as linhas de campo elétrico de duas cargas elétricas de sinais contrários.
Os alunos que responderam CORRETAMENTE são
A) Andréa e Carlos.
B) Andréa e Daniel.
C) Beatriz e Carlos.
D) Beatriz e Daniel.
15) (UFTM-MG) - O texto discursa sobre os efeitos causados no campo magnético resultante devido à imantação de substâncias inseridas em um campo magnético uniforme. As substâncias __________ são conhecidas por provocarem um pequeno aumento no valor do campo resultante. Quanto às substâncias __________, ocorre o contrário, visto que seus ímãs elementares opõem-se ao campo original. Já com relação às substâncias __________, devido à fortíssima imantação, o campo gerado supera em muitas vezes aquele na qual a substância foi inserida.
GASPAR, Alberto. Física. vol. 2 (Adaptação).
As substâncias que preenchem CORRETAMENTE as lacunas são, respectivamente,
A) diamagnéticas, paramagnéticas, ferromagnéticas.
B) paramagnéticas, ferromagnéticas, diamagnéticas.
C) paramagnéticas, diamagnéticas, ferromagnéticas.
D) ferromagnéticas, diamagnéticas, paramagnéticas.
E) ferromagnéticas, paramagnéticas, diamagnéticas.
16) (UFAM) - A figura mostra dois fios condutores retilíneos muito longos colocados perpendicularmente um ao outro, mas sem se tocarem, transportando a mesma corrente i nos sentidos indicados pelas setas na figura. Os números 1, 2, 3 e 4 indicam as correspondentes regiões no plano formado pelos dois fios. O campo magnético total gerado pelas duas correntes pode ser nulo em pontos localizados
A) nas regiões 1 e 3.
B) nas regiões 1 e 2.
C) nas regiões 3 e 4.
D) nas regiões 2 e 4.
E) nas regiões 1 e 4.
17) Marque a alternativa que melhor representa o vetor indução magnética B no ponto P, gerado pela corrente elétrica que percorre o condutor retilíneo da figura abaixo.
18) (Unesp) - Veja a imagem abaixo:
Um ímã em forma de barra, com seus pólos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã. Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 na situação descrita.
19) (PUC-MG) - Um ímã permanente em forma de ferradura, cujos pólos norte e sul estão indicados na figura a seguir, é dividido em 3 partes:
É correto concluir que:
a) A parte 1 terá apenas o pólo norte e a parte 2 terá o pólo sul
b) As partes 1 e 2 formarão novos ímãs, mas a parte 3 não
c) As partes 1, 2 e 3 perderão suas propriedades magnéticas
d) As partes 1, 2 e 3 formarão 3 novos imãs, cada um com seus pólos norte e sul
20) (OSEC) - Nos pontos internos de um longo solenoide percorrido por corrente elétrica contínua, as linhas de indução do campo magnético são:
a) radiais com origem no eixo do solenoide;
b) circunferências concêntricas;
c) retas paralelas ao eixo do solenoide;
d) hélices cilíndricas;
e) não há linhas de indução pois o campo magnético é nulo no interior do solenoide.
21) (Fuvest) - Considere um ímã em forma de barra apoiado sobre uma mesa. Você segura entre os dedos outro ímã em forma de barra e investiga as forças magnéticas que agem sobre ele, nas proximidades do ímã apoiado sobre a mesa. Você conclui que o ímã entre seus dedos:
a) será sempre atraído pelo ímã fixo.
b) será sempre repelido pelo ímã fixo.
c) tenderá sempre a girar.
d) não será atraído nem repelido.
e) poderá ser atraído ou repelido.
22) (UEMG-MG) - O ano de 2009 foi o Ano Internacional da Astronomia. A 400 anos atrás, Galileu apontou um telescópio para o céu, e mudou a nossa maneira de ver o mundo, de ver o universo e de vermos a nós mesmos. As questões, a seguir, nos colocam diante de constatações e nos lembram que somos, apenas, uma parte de algo muito maior: o cosmo. Um astronauta, ao levar uma bússola para a Lua, verifica que a agulha magnética da bússola não se orienta numa direção preferencial, como ocorre na Terra.
Considere as seguintes afirmações, a partir dessa observação:
1. A agulha magnética da bússola não cria campo magnético, quando está na Lua.
2. A Lua não apresenta um campo magnético.
Sobre tais afirmações, marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmação 1 é correta.
b) Apenas a afirmação 2 é correta.
c) As duas afirmações são corretas.
d) As duas afirmações são falsas.
23) (UFB) - Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir:
A letra N indica o polo Norte e o S o polo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos pares anteriores (a), (b) e (c) ocorrerão, respectivamente, forças de:
a) atração, repulsão, repulsão;
b) atração, atração, repulsão;
c) atração, repulsão, atração;
d) repulsão, repulsão, atração;
e) repulsão, atração, atração.
24) (FUVEST-SP) - Sobre uma mesa plana e horizontal, é colocado um ímã em forma de barra, representado na figura, visto de cima, juntamente com algumas linhas de seu campo magnético. Uma pequena bússola é deslocada, lentamente, sobre a mesa, a partir do ponto P, realizando uma volta circular completa em torno do ímã.
Ao final desse movimento, a agulha da bússola terá completado, em torno de seu próprio eixo, um número de voltas igual a:
Obs: Nessas condições, desconsidere o campo magnético da Terra.
a) 1/4 de volta.
b) 1/2 de volta.
c) 1 volta completa.
d) 2 voltas completas.
e) 4 voltas completas.
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