Confira questões resolvidas sobre a Dilatometria:
1) (UFLA-MG–2006) - Têm-se uma peça de metal com um orifício de diâmetro d1 e um pino do mesmo metal de diâmetro d2, ligeiramente maior que o orifício d1, quando à mesma temperatura. Para introduzir o pino no orifício, pode-se
1) (UFLA-MG–2006) - Têm-se uma peça de metal com um orifício de diâmetro d1 e um pino do mesmo metal de diâmetro d2, ligeiramente maior que o orifício d1, quando à mesma temperatura. Para introduzir o pino no orifício, pode-se
a) aquecer o orifício e o pino igualmente.
b) resfriar apenas o pino.
c) aquecer o pino e resfriar o orifício.
d) resfriar apenas o orifício.
e) resfriar o orifício e o pino igualmente.
2) CEFET-MG - Uma placa de material metálico apresenta um orifício de pequenas dimensões. Ao ser aquecida, sua superfície ______________ e o orifício ______________. Os termos da opção que preenchem, CORRETAMENTE, as lacunas são
a) dilata, dilata.
b) dilata, contrai.
c) contrai, contrai.
d) não se altera, dilata.
e) contrai, não se altera.
e) contrai, não se altera.
3) (UFLA-95) - Uma barra de ferro homogênea é aquecida de 10ºC até 60ºC. Sabendo-se que a barra a 10ºC tem um comprimento igual a 5 m e que o coeficiente da dilatação linear do ferro é igual 1,2 x 10⁻⁶ ºC-¹, podemos afirmar que a variação de dilatação ocorrida e o comprimento final da barra foram de:
a) 5×10⁻⁴m; 5,0005m
b) 2×10⁻⁴m; 5,0002m
c) 4×10⁻⁴m; 5,0004m
d)3×10⁻⁴m; 5,0003m
e)6×10⁻⁴m; 5,0006m
4) UDESC - A figura (a) mostra um dispositivo que pode ser usado para ligar ou desligar um forno, dependendo da temperatura do local onde se encontra o sensor (barra AB). Essa barra é constituída de dois metais diferentes e, ao ser aquecida, fecha o circuito, como indicado na figura (b).
a) a metais diferentes possuírem calores específicos diferentes.
b) a metais diferentes possuírem condutividades térmicas diferentes.
b) ao calor fluir sempre de um corpo a uma temperatura maior para um corpo a uma temperatura menor, e nunca ocorrer o fluxo contrário.
d) a metais diferentes possuírem calores latentes diferentes.
e) a metais diferentes possuírem coeficientes de dilatação térmica diferentes.
5) (Mackenzie) - Com uma régua de latão (coeficiente de dilatação linear = 2,0x10⁻⁵ ) aferida a 20°C, mede-se a distância entre dois pontos. Essa medida foi efetuada a uma temperatura acima de 20°C, motivo pelo qual apresenta um erro de 0,05%. A temperatura na qual foi feita essa medida é:
a) 50°C
b) 45°C
c) 40°C
d) 35°C
e) 25°C
6) (UFPE) - Uma caixa cúbica metálica de 10 L está completamente cheia de óleo, quando a temperatura do conjunto é de 20 ºC. Elevando-se a temperatura até 30 ºC, um volume igual a 80 cm³ de óleo transborda. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação volumétrica do óleo é igual a 0,90 x 10⁻³ ºC⁻¹, qual é o valor do coeficiente de dilatação linear do metal, em unidades de 10⁻⁶ ºC⁻¹?
7) (MACKENZIE) - A massa específica de um sólido é 10,00 g.cm⁻³ a 100°C e 10,03 g.cm⁻³ a 32ºF. O coeficiente de dilatação linear do sólido é igual a:
a) 5,0.10⁻⁶ °C⁻¹
b) 10.10⁻⁶ °C⁻¹
c) 15.10⁻⁶ °C⁻¹
d) 20.10⁻⁶ °C⁻¹
e) 30.10⁻⁶ °C⁻¹
8) (UNIRIO) - Um industrial propôs construir termômetros comuns de vidro, para medir temperaturas ambientes entre 1°C e 40°C, substituindo o mercúrio por água destilada. Cristóvão, um físico, se opôs, justificando que as leituras no termômetro não seriam confiáveis, porque:
a) a perda de calor por radiação é grande;
b) o coeficiente de dilatação da água é constante no intervalo de 0°C a 100°C;
c) o coeficiente de dilatação da água entre 0°C e 4°C é negativo;
d) o calor específico do vidro é maior que o da água;
e) há necessidade de um tubo capilar de altura aproximadamente 13 vezes maior do que o exigido pelo mercúrio.
9) (FEI/SP) - Qual o coeficiente de dilatação volumétrica de uma barra metálica que experimenta um aumento de 0,1% em seu comprimento para uma variação de temperatura de 100 °C?
10) (UNIRIO) - Um aluno pegou um fina placa metálica e nela recortou um disco de raio r. Em seguida, fez um anel também de raio r com um fio muito fino do mesmo material da placa. Inicialmente, todos os corpos encontravam-se à mesma temperatura e, nessa situação, tanto o disco quanto o anel encaixavam-se perfeitamente no orifício da placa. Em seguida, a placa, o disco e o anel foram colocados dentro de uma geladeira até alcançarem o equilíbrio térmico com ela. Depois de retirar o material da geladeira, o que o aluno pôde observar?
a) Tanto o disco quanto o anel continuam encaixando-se no orifício na placa.
b) O anel encaixa-se no orifício, mas o disco, não.
c) O disco passa pelo orifício, mas o anel, não.
d) Nem o disco nem o anel se encaixam mais no orifício, pois ambos aumentaram de tamanho.
e) Nem o disco nem o anel se encaixam mais no orifício, pois ambos diminuíram de tamanho.
11) (Acafe) - Um material sólido metálico tem os seguintes coeficientes de dilatação: linear (α), superficial (β) e volumétrica (γ). Para esse material, são corretas as relações:
a) α = 3γ = 2β; β = α/2 = 3γ/2; γ = α/3 = 2β/3
b) α = γ/3 = β/2; β = α/2 = 3γ/2; γ = 3α = 3β/2
c) α = γ/3 = β/2; β = 2α = 2γ/3; γ = 3α = 3β/2
d) α = γ/3 = β/2; β = 2α = 2γ/3; γ = α/3 = 2β/3
e) α = 3γ = β/2; β = α/2 = 2γ/3; γ = 3α = 2β/3
12) (Acafe) - Uma chapa metálica, com um furo central de diâmetro “d”, é aquecida dentro de um forno. Com o aumento da temperatura, podemos afirmar:
a) O furo permanece constante, e a chapa aumenta a sua dimensão.
b) O furo diminui enquanto a chapa aumenta a sua dimensão.
c) Tanto a chapa quanto o furo permanecem com as mesmas dimensões.
d) Tanto o furo quanto a chapa aumentam as suas dimensões.
e) O furo diminui enquanto a dimensão da chapa permanece constante.
13) Fuvest - Uma lâmina bimetálica de bronze e ferro, na temperatura ambiente, é fixada por uma de suas extremidades, como visto na figura abaixo.
Note e adote:
O coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é 1,2 x 10⁻⁵ ºC⁻¹.
O coeficiente de dilatação térmica linear do bronze é 1,8 x 10⁻⁵ ºC⁻¹.
14) (Cesesp-PE) - O tanque de gasolina de um carro, com capacidade para 60 litros, é completamente cheio a 10°C, e o carro é deixado num estacionamento onde a temperatura é de 30°C. Sendo o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina iguala 1,1x10⁻³°C⁻¹ e considerando desprezível a variação de volume do tanque, a quantidade de gasolina derramada é, em litros:
a) 1,32
b) 1,64
c) 0,65
d) 3,45
e) 0,58
Nenhum comentário:
Postar um comentário