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quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Indicadores Sociais


Confira questões resolvidas sobre os Indicadores Sociais:

1) (Fatec-SP) - Sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é CORRETO afirmar:
a) As três dimensões básicas do desenvolvimento humano representadas no IDH são: uma vida longa e saudável (longevidade); acesso ao conhecimento (educação) e um padrão de vida decente (renda).
b) É utilizado para medir o crescimento econômico mundial em relação ao consumo de calorias; poder de consumo e alfabetização.
c) Esperança de vida ao nascer (longevidade); consumo de calorias (alimentação); número de anos de estudos (alfabetização) e saneamento básico (esgoto) são os elementos básicos para a análise quantitativa do desenvolvimento humano.
d) Atualmente, o maior enfoque na medição do desenvolvimento humano está relacionado ao IPH (Índice de Pobreza Humana), que permite evidenciar os países mais pobres no globo.
e) A análise da qualidade de vida por meio do IDH evidenciou, nos últimos anos, o grande problema da mortalidade infantil mundial (saúde), que é considerado o grande entrave ao crescimento da população mundial.


2) (UCPEL) - Desde 1993, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem utilizado uma medida comparativa entre países que permite uma avaliação mais complexa das características de cada um. Trata-se do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano em seus relatórios. O IDH de cada país é calculado com base nas seguintes variáveis:
a) saúde, educação e trabalho.
b) educação, produto interno bruto e taxa de mortalidade.
c) renda per capita, emprego e saúde.
d) longevidade, educação e renda.
e) expectativa de vida, educação e taxa de mortalidade infantil.

3) ESPM 2019 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: http://www.br.undp. org/content/brazil/pt/home/idh0.html.
Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:
a) Ásia.
b) América do Norte.
c) Europa.
d) Oceania.
e) América Latina


4) ENEM 2004 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) permite avaliar as condições de qualidade de vida e de desenvolvimento de um país, de uma região ou de uma cidade, a partir de seus indicadores de renda, longevidade e educação. Cada indicador varia de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1 (desenvolvimento máximo). A tabela apresenta os valores de IDH de três municípios brasileiros, X, Y e Z, medidos nos anos de 1991 e 2000.
Mudanças desses indicadores de IDH podem ser obtidas com a implantação de políticas públicas tais como:
I. Expansão dos empregos com melhoria de renda média.
II. Ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças.
III. Ampliação de escolas de ensino básico e de educação de jovens e adultos.
Os resultados apresentados em 2000 são compatíveis com a implementação bem sucedida em todos esses três municípios, ao longo da década de noventa, das políticas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) II, apenas.


5) (ADVISE 2009) - Anualmente, a ONU divulga, em meados ou no fim de cada ano, a famosa lista do IDH. Sobre o IDH brasileiro, analise as assertivas a seguir:
I. No IDH, leva-se em consideração a expectativa de vida, o tempo de escolaridade e a renda corrigida pelo poder de compra.
II. O IDH do Brasil vem evoluindo lentamente, fazendo com que o país apresente um índice igual a 0,800, podendo-se considerá-lo elevado.
III. Em razão de seu crescimento econômico contínuo, pode-se afirmar que o IDH brasileiro já é homogêneo em todo o território nacional.
Estão corretas as assertivas:
a) I, II e III;
b) II e III;
c) I e III;
d) I e II;
e) Nenhuma.


6) IBFC 2021 - O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento (PNUD, 2019). Entre os componentes abaixo, identifique o utilizado no cálculo do IDH, de forma incorreta.
a) Esperança de vida ao nascer
b) Anos de escolaridade esperados
c) Índice de degradação ambiental
d) Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita


7) ESAF 2009 - Os indicadores sociais fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população de um país. Com relação a esses indicadores, não se pode dizer que:
a) o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país.
b) o Índice de Gini ou coefi ciente de Gini é uma medida de desigualdade utilizada para calcular a desigualdade na distribuição de renda entre os indivíduos de uma economia.
c) o IDH é um índice resultante da média aritmética de três indicadores: um indicador de renda, um indicador de saúde e um indicador de educação.
d) o Índice de Gini mostra que quanto mais próximo da unidade, menor será a concentração de renda do país.
e) o IDH é um índice criado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de buscar uma medida que retrate o desenvolvimento social dos países.


8) (PUC - RJ) - A taxa de natalidade vem sofrendo queda generalizada nas cinco macrorregiões brasileiras, desde a década de 1970. Entretanto, entre as adolescentes, esse quadro se inverteu: entre 1991 e 2000, o número de partos realizados nos hospitais públicos em meninas, na faixa dos 10 aos 14 anos, aumentou aproximadamente 30%. Na faixa etária de 15 a 19 anos, o acréscimo foi de mais de 25%.
(Adaptado de Magnoli, D. e Araújo, R. Geografia. A construção do mundo. São Paulo: Ed.Moderna, 2005).
A gravidez precoce desponta como um dos temas de destaque nos estudos demográficos do Brasil atual, porque:
a) a proporção elevada de mortes das adolescentes no momento do parto redistribui a base da pirâmide etária, aproximando os índices brasileiros aos de diversos países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
b) esse tipo de gravidez apresenta taxas elevadas nas áreas mais carentes, reduzindo a possibilidade de políticas distributivas nesses espaços.
c) grande parte das mães adolescentes abandona os estudos regulares, encontrando dificuldades de inserção igualitária no mercado de trabalho formal.
d) aumenta expressivamente as taxas de mortalidade no país, reduzindo a expectativa de vida da população adulta.
e) diminui o índice de crescimento vegetativo no país, afetando a formação da População Economicamente Ativa (PEA) que é produtora de riquezas.


9) (CESGRANRIO) - O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se determinados indicadores sociais melhorarem. Dentre esses indicadores que influenciam diretamente o IDH, figura a(o)
a) expectativa de vida ao nascer
b) curva de Lorenz
c) taxa de desemprego
d) grau de urbanização da população
e) tamanho da força de trabalho


10) (Exército) - Sobre os indicadores socioeconômicos podemos afirmar que:
I- o IDH do Brasil não reflete as condições de vida vigentes no País como um todo, em virtude de este apresentar fortes desigualdades regionais.
II- o PIB percapta é, por si só, um dado suficiente para se avaliar as condições socioeconômicas de um país.
III- tanto a taxa de analfabetismo como o nível de instrução possuem estreita relação com o rendimento (renda) da população.
IV- o cálculo do IDH baseia-se em três indicadores socioeconômicos: a expectativa de vida, o nível de instrução e a taxa de mortalidade infantil.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
a) I e II
b) I e III
c) I, II e IV
d) II, III e IV
e) III e IV


11) Qual dos países abaixo é classificado como uma nação de alto desenvolvimento humano?
a) Congo
b) Níger
c) Haiti
d) Áustria
e) Uganda


12) UEL 2022 - Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a segunda edição do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, com informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no País. 
Infográfico: Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil
Com base no infográfico, considere as afirmativas a seguir.
I. Comparando-se os cargos gerenciais ocupados por homens e mulheres, houve uma diferença de 35,2 pontos percentuais em 2020. As mulheres eleitas vereadoras nas câmaras municipais possuem representatividade de 84%.
II. No ensino superior, em 2019, as mulheres apresentam taxa de frequência maior se comparada aos homens. Em relação às mulheres entre os docentes de ensino superior, nos anos de 2003 a 2019, houve um aumento de 3,6 pontos percentuais.
III. Entre 2011 e 2019, a taxa anual de mortalidade de meninas com menos de 5 anos de idade foi reduzida em 4,4 pontos percentuais, indicando melhoria nas condições de saúde na primeira infância.
IV. Embora a população feminina com idade igual ou superior a 15 anos seja maior que a masculina, a taxa de participação das mulheres na força de trabalho é de 19,2 pontos percentuais menor que a dos homens, mostrando que estes estão mais inseridos no mercado de trabalho.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

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