Europa - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Europa


Confira questões resolvidas sobre a Europa: 

1) (UNIFESP) - Os conflitos registrados no Leste Europeu ao longo da década de 1990 diminuíram no início do século XXI devido
a) ao ingresso dos ex-países socialistas na União Europeia.
b) à presença militar da OTAN nas antigas economias socialistas.
c) ao fim dos ódios religiosos entre muçulmanos e cristãos na Bósnia.
d) à campanha em prol da paz difundida por organizações da sociedade civil.
e) à retirada das tropas ocidentais de Kosovo, após a condenação de Milosevic.


2) (Enem) - “Com a guinada da Geórgia para o Ocidente, é de fundamental importância estratégica para a Rússia que ela mantenha regiões leais a Moscou no Cáucaso, que é uma região politicamente crítica e de importância estratégica para a federação [...]”
Disponível em: <http://mundorama.net/2008/04/30/ relacoes-georgia-russia-riscos-de-separatismo-nocaucaso-por-pet-irel-unb/>.
O Cáucaso é uma região, situada entre os mares Cáspio e Negro, considerada estratégica em função de estar situada em uma área onde a presença de petróleo é bastante significativa. Sobre a região e os conflitos existentes na área, é correto afirmar:
a) A Chechênia, região de maioria católica ortodoxa, é uma área estratégica para Moscou por estar na rota de importantes oleodutos e gasodutos em operação e constitui o principal foco de tensão na região do Cáucaso.
b) A região de Nagorno Karabak constitui um foco de conflito entre Armênia e a Rússia; a Abkazia e a Ossétia do Sul buscam a independência da Geórgia e são amplamente apoiadas pela Rússia.
c) A Ossétia do Norte pretende a independência da Rússia para passar a congregar juntamente com a Ossétia do Sul a Geórgia
d) O Daquestão constitui a menor república do Cáucaso, é de maioria ortodoxa, e, ao contrário das outras repúblicas que buscam a independência, não abriga grandes campos de petróleo e oleodutos.
e) A região do Cáucaso, que abriga várias repúblicas da Rússia europeia, além do Azerbaijão, da Armênia e da Geórgia, constituiu, ao longo da história, um elo entre o Oriente e o Ocidente.


3) (Unespar 2016) - O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Mas, a formação destas organizações supranacionais fez com que o Estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Assim, a iniciativa de maior sucesso até hoje foi a experiência vivida pelos europeus. 
Disponível em:< http://educacao.globo.com/artigo/globalizacao-comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html> Acesso em: 22 out. 2015.
Sobre o tema central em destaque, é correto afirmar:
a) Os Brics figuram como o mais novo bloco econômico mundial, formado por países emergentes, direcionando-se para uma unificação monetária.
b) A evolução e prosperidade do Mercosul pode ser vista pelo desenvolvimento socioeconômico dos países emergentes que formam o bloco, assim como pela ampliação do número de países-membros.
c) A União Europeia é o mais antigo dos blocos econômicos mundiais e atualmente vem sofrendo vários impactos relacionados a crises que assolam alguns países-membros.
d) Por ser o mais consolidado dos blocos econômicos, a União Europeia efetivou a unificação monetária em todos os países-membros e se direciona para criar um cidadão único, tanto na Europa Ocidental como na Oriental.
e) O Nafta, Acordo de Livre Comércio da América do Norte, é formada por três países com alto poder de produção, consumo e grande população absoluta dentro do mundo.


4) (UDESC 2016/1) - Entre os países europeus listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta associação correta de suas características.
a) Noruega: país insular, de clima temperado oceânico.
b) Itália: país banhado pelo oceano Atlântico, com forte presença da agricultura na economia.
c) Suíça: país montanhoso e sem litoral.
d) Grécia: país banhado pelo mar Mediterrâneo, um dos países mais ricos do continente europeu. 
e) Hungria: país do leste europeu, ingressou na União Europeia em 1973.


5) (UERJ 2016 1º Exame) - A Europa passou por grande número de reconfigurações territoriais, em virtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, estão assinalados, para cada país europeu, o nome da última potência estrangeira a desocupar aquele espaço nacional e o ano em que isso ocorreu.
A desocupação estrangeira na Europa Oriental, após a Segunda Guerra Mundial, está associada ao seguinte contexto geopolítico:
a) fim da Guerra Fria
b) fundação da União Europeia
c) término da Crise dos Mísseis
d) início da Coexistência Pacífica


6) (Enem/2010 – 2ª aplicação) - Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas décadas  é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população” estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de cultural e socioeconômico.
OLIVEIRA, P. S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).
As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação
a)  na estrutura familiar dessas sociedades, impactada por mudanças nos projetos de vida das novas gerações.
b) no comportamento das mulheres mais jovens, que têm imposto seus planos de maternidade aos homens.
c)  no número de casamentos, que cresceu nos últimos anos, reforçando a estrutura familiar tradicional.
d)  no fornecimento de pensões de aposentadoria, em queda diante de uma população de maioria jovem.
e)  na taxa de mortalidade infantil europeia, em contínua ascensão, decorrentes de pandemias na primeira infância.


7) (UERJ/2015) - O continente europeu passou por uma série de mudanças territoriais a partir do final da década de 1980, com o surgimento, ressurgimento e desaparecimento de vários países.
Com base na análise dos mapas, identifique duas mudanças nas fronteiras políticas ocorridas de forma pacífica entre 1980 e 2014. Em seguida, aponte dois exemplos de separatismo ocorridos nesse mesmo período, nos quais aconteceram conflitos armados.


8) (UFRGS-2018) - Assinale a afirmativa correta sobre o atual contexto de integração política e econômica na União Europeia.
a) A aprovação do Brexit resultou na saída da Escócia do Reino Unido em 2016 e na sua maior integração com a União Europeia a partir desse ano.
b) A permanência do Reino Unido no bloco EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) em 2016 está relacionada ao projeto de integração entre os países envolvidos e ao crescimento da União Europeia
c) A saída da Grécia e a entrada dos Estados Unidos na União Europeia em 2016 resultaram no crescente fortalecimento da integração política e econômica do bloco.
d) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 integrou apenas a Grã-Bretanha e a Irlanda.
e) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 pode resultar em alterações nas relações de integração entre os demais membros.


9)
Analisando o mapa acima e utilizando seus conhecimentos sobre relevo e hidrografia do continente europeu, assinale a alternativa correta:
a) A Europa é um continente que se caracteriza por possuir o litoral bastante recortado, com a ausência de muitas ilhas, baías, penínsulas e estreitos.
b) A Europa possui uma grande planície que a atravessa do oeste da França ao oeste da Rússia, passando por países como a Alemanha e a Espanha.
c) Os principais rios do continente se caracterizam por serem intermitentes e relativamente planos, o que favorece a navegação hídrica
d) Os fiordes, que se originam pela erosão de montanhas através da força das geleiras (glaciares), ocorrem na Península Escandinava.
e) As maiores cadeias montanhosas do continente europeu encontram-se próximas às planícies do Leste, em território russo e dos países bálticos.


10) (UFRGS 2018) - Assinale a afirmativa correta sobre o atual contexto de integração política e econômica na União Europeia.
a) A aprovação do Brexit resultou na saída da Escócia do Reino Unido em 2016 e na sua maior integração com a União Europeia a partir desse ano.
b) A permanência do Reino Unido do bloco EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) em 2016 está relacionada ao projeto de integração entre os países envolvidos e ao crescimento da União Europeia.
c) A saída da Grécia e a entrada dos Estados Unidos na União Europeia em 2016 resultou no crescente fortalecimento da integração política e econômica do bloco.
d) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 integrou apenas a Grã-Bretanha e a Irlanda.
e) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 pode resultar em alterações nas relações de integração entre os demais membros.


11) (UEM-PR–2008) - Explique a chamada “questão basca”.


12) (UFSM-RS) - “Num lugar com tensões à flor da pele, como a Irlanda do Norte, (...) bastam algumas provocações para reacender a fogueira das paixões tribais.” (REVISTA “VEJA”, 15.7.1998.)
No mundo atual, situações de nacionalismos mal resolvidos e conflitos culturais e religiosos semelhantes aos da Irlanda do Norte ocorrem em muitos países. O local onde NÃO há essa problemática é
a) a região da Caxemira, entre a Índia e o Paquistão.
b) a província de Kosovo, na Iugoslávia.
c) o território da Groenlândia, em relação à Dinamarca.
d) a Região Basca, na Espanha.
e) o território ocupado pelos curdos, no Iraque.


13) (FUVEST-SP) - Em seu famoso painel “Guernica”, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.


14) (UNIRIO-RJ) - RUÍNAS DO IMPÉRIO:
“Transição” ao capitalismo na verdade é uma “grande depressão”.
Folha de S. Paulo, 19 set. 1999.
Um estudo realizado pela ONU mostra o declínio da ex-URSS. Entre as razões para essa situação, podemos citar o(a)
I. desmantelamento do aparato estatal que propiciou o aumento da contravenção e da economia informal.
II. colapso dos sistemas de saúde e de educação que levou ao empobrecimento da população.
III. liberalização imediata e indiscriminada dos preços que gerou uma economia hiperinflacionária.
É(são) VERDADEIRA(S) a(s) afirmativa(s)
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages