Confira questões resolvidas sobre a Biodiversidade:
1) (Enem–2009) - No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela
a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
e) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.
2) (UFPI) - Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:
a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.
c) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.
d) apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
3) (UNICAMP 2014) - A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?
a) A diversidade de espécies diminui com o aumento da produtividade do ecossistema.
b) A diversidade de espécies diminui com o aumento da heterogeneidade espacial do ecossistema. c) A diversidade de espécies diminui com o aumento da latitude.
d) A diversidade de espécies em recifes de coral é a menor entre os ecossistemas marinhos.
4) (Enem–2016)
Pesca industrial provoca destruição na África
O súbito desaparecimento do bacalhau dos grandes cardumes da Terra Nova, no final do século XX – o que ninguém havia previsto –, teve o efeito de um eletrochoque planetário. Lançada pelos bascos no século XV, a pesca e depois a sobrepesca desse grande peixe de água fria levaram ao impensável. Ao Canadá o bacalhau nunca mais voltou. E o que ocorreu no Atlântico Norte está acontecendo em outros mares. Os maiores navios do mundo seguem agora em direção ao sul, até os limites da Antártida, para competir pelos estoques remanescentes.
MORA. J. S. Disponível em: <www.diplomatique.com.br>. Acesso em: 14 jan. 2014.
O problema exposto no texto jornalístico relaciona-se à
a) insustentabilidade do modelo de produção e consumo.
b) fragilidade ecológica de ecossistemas costeiros.
c) inviabilidade comercial dos produtos marinhos.
d) mudança natural nos oceanos e mares.
e) vulnerabilidade social de áreas pobres.
5) (Albert Einstein–2016) - “A recuperação e manutenção das áreas próximas às nascentes e rios, bem como a ocupação disciplinada da terra e medidas de controle da erosão têm efeitos positivos na proteção dos recursos hídricos, tanto no volume quanto na qualidade da água presente no manancial.”
DIBIESO, Eduardo. A fonte do conhecimento. São Paulo: Jornal da Unesp, n. 309, abr. 2015, p. 8.
Não basta apenas chover. Ações de proteção de recursos hídricos estocados em mananciais são de grande importância. A esse respeito é correto dizer que
a) matas ciliares que protegem nossos rios e represas estão perdendo sua eficácia na proteção, pois com as constantes secas que nos atingem, elas estão desaparecendo.
b) a principal forma de proteção dos recursos hídricos nos rios e nos mananciais é a recuperação e a manutenção, em dimensões adequadas, de matas ciliares.
c) em vista da gravidade das crises hídricas, nossas leis ambientais têm se tornado mais rígidas, o que já gera efeitos positivos nas áreas de mananciais urbanos.
d) o essencial em termos de recursos hídricos é a proteção das nascentes com a manutenção de florestas. Com isso garante-se a existência adequada de um rio.
6) Qual das espécies citadas abaixo sofre ameaça de extinção e é oficialmente símbolo da campanha de preservação da biodiversidade brasileira?
a) Tatu-peba.
b) Arara-azul.
c) Onça-pintada.
d) Pica-pau.
7) UERJ 2020
RADIOGRAFIA DAS BACIAS DA MATA ATLÂNTICA
Em torno de 20% dos rios que compõem as bacias da Mata Atlântica não podem ter suas águas utilizadas para qualquer fim, devido às suas péssimas condições. O dado foi divulgado hoje pela ONG SOS Mata Atlântica, que analisou 220 rios. O levantamento revela que 74,5% de todos os rios analisados estão com qualidade “regular”, e somente 6,5% têm índice “bom”. Nenhum ponto analisado apresentou o indicador “ótimo”. O levantamento ocorreu em 103 municípios de 17 estados que compõem a Mata Atlântica.
Adaptado de oglobo.globo.com, 22/03/2019
Aponte duas causas para a situação de qualidade da água verificada nesses 20% dos rios da Mata Atlântica.
Apresente, ainda, para cada causa, uma respectiva ação que reverta esse quadro ao longo do tempo.
8) FGV-SP - Basta um peteleco para causar um efeito dominó em sua biodiversidade. E além do Brasil, a região cobre mais oito países. Esse bioma agora está sob ameaça de seis barragens que podem ser construídas nos Andes por nossos vizinhos, o que pode gerar consequências trágicas. A região andina abrange somente 11% desta bacia, mas fornece 93% dos sedimentos e a maior parte dos nutrientes levados por seus rios.
(www.umagotanooceano.org. Adaptado)
O excerto refere-se à biodiversidade
a) do Cerrado.
b) da Mata Atlântica.
c) da Caatinga.
d) da Amazônia.
e) do Pantanal.
9) (Enem 2020, 2o aplicação, branco, 67) - Em Goiás e Mato Grosso, as modificações dependeram fundamentalmente de novos manejos aplicados às terras. Acima de tudo, porém, o desenvolvimento regional deveu-se a uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais, a serviço da produção tanto de alimentos básicos, como o arroz, por exemplo, quanto de grãos para consumo interno e exportação, como a soja.
AB’SABER, A. N.Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.
A realidade descrita no texto se estabelece sobre qual domínio morfoclimático?
a) Pradaria.
b) Cerrado.
c) Caatinga.
d) Araucária.
e) Atlântico.
10) (PUC Rio–2009) - A “crise ambiental oceânica” é resultado de uma série de fatores, dentre eles o desaparecimento da vida marinha. Nesse sentido, surgem “zonas mortas”, uma das contribuições para a extinção dos ecossistemas marinhos. Assinale a única alternativa CORRETA para as origens e causas das zonas mortas.
a) A contaminação das águas litorâneas pelo excesso de chorume (fósforo e oxigênio) contido nos depósitos de lixo litorâneos.
b) As zonas mortas concentram-se, principalmente, nos litorais do Atlântico e do Pacífico dos EUA; dos países africanos; do litoral antártico e dos países banhados pelo Mar de Aral, isto é, onde as atividades industriais e agrícolas são mais marcantes.
c) Nos últimos cinquenta anos, a população mundial dobrou, enquanto o consumo de frutos do mar aumentou cinco vezes. A natureza não está conseguindo repor os estoques pesqueiros além da capacidade de recuperação das populações.
d) Essas zonas são causadas pela redução do oxigênio decorrente da decomposição de algas, que proliferam devido aos resíduos orgânicos, ao fósforo e ao nitrogênio despejados no mar pelas atividades industriais e agrícolas.
e) Uma zona morta surge quando a concentração de nitrogênio é insuficiente para a manutenção da vida, exceto pela presença de algumas bactérias
Nenhum comentário:
Postar um comentário