Confira questões resolvidas sobre a Industrialização:
1) (UFC–2007) - Sobre a classificação, caracterização e tipos de indústrias, é CORRETO afirmar que
a) as indústrias denominadas de base são as que produzem para que outras indústrias e ramos da economia possam entrar em atividade.
b) as indústrias de bens de consumo são as produtoras de pesticidas, fertilizantes e fibras artificiais voltadas para as demandas da agropecuária.
c) as indústrias produtoras de bens intermediários, vestuários, tecidos, fazem parte do conjunto das indústrias classificadas como de ponta.
d) as indústrias conhecidas por tradicionais são as que estão produzindo softwares, aviões e biotecnologias para atender os mercados mundiais.
2) (UEM-PR–2007) - Historicamente, as indústrias tradicionais, pouco automatizadas e intensivas em mão de obra, foram responsáveis pela concentração das atividades industriais em grandes aglomerações de população. Já os tecnopolos industriais modernos tendem à pulverização ou à descentralização, abandonando as grandes regiões industriais tradicionais.
APONTE os fatores que favorecem e / ou condicionam cada uma dessas duas formas de atividade industrial (a centralizadora e a descentralizadora).
3) A industrialização é um processo global que teve diferentes fases ao longo do tempo. Durante a Revolução Industrial, que começou no final do século XVIII, houve uma transformação significativa na forma como os produtos eram fabricados. Uma das principais mudanças foi:
a) Aumento da dependência da força humana na produção.
b) Maior ênfase na agricultura de subsistência.
c) Crescimento das economias baseadas na caça e coleta.
d) Uso extensivo de máquinas movidas a vapor.
e) Redução do comércio internacional.
4) (Enem 2001) - "... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, ..."
(SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Culturas, 1985.)
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
Dentre essas afirmações, apenas
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.
5) (Uespi) - A partir da década de 1950, verificou-se uma intensificação no processo de industrialização em diversas regiões do planeta. No caso de países latino-americanos, como, por exemplo, o Brasil, a Argentina e o México, em que se baseou, fundamentalmente, a industrialização?
a) Nos recursos minerais e no crescimento populacional.
b) Na farta mão de obra barata e na baixa taxa de crescimento vegetativo.
c) Na internacionalização dos mercados, primeiramente, e nas elevadas taxas de reserva cambial.
d) Nas diversidades regionais e na renda per capita da população.
e) Na substituição das importações e, posteriormente, na internacionalização dos mercados.
6) (UFMS) - Leia o texto a seguir.
No interior da fábrica, as diferentes etapas de produção, desde a entrada das matérias-primas até a saída do produto, são realizadas de forma combinada entre fornecedores e compradores. A quantidade de matérias-primas que entra na fábrica corresponde exatamente à quantidade de produtos que será produzida.
(LUCI, E. A. Geografia: o homem no espaço global.São Paulo: Saraiva, 1998, p.85.)
Esse sistema de produção industrial, totalmente adaptado ao mercado e característico do processo de industrialização técnico-científico, denomina-se
a) cartel.
b) holding.
c) just-in-time.
d) fordismo.
e) truste.
7) (Cesgranrio-RJ) - No mundo contemporâneo, marcado pela globalização, a expressão “Fábrica Global” busca sintetizar os novos processos de ordenamento do território fabril, cuja característica principal é:
a) a concentração de produção de bens em grandes unidades fabris para administrar melhor as relações de trabalho e integrar todas as tarefas técnico-produtivas;
b) a segmentação do processo produtivo de bens em diferentes lugares, tendo como suporte de realização as redes técnicas de informação, financiamento e comercialização;
c) a centralização do processo produtivo em um único ponto do território, para evitar a divisão técnica do trabalho e impedir o desperdício de energia;
d) a integração estratégica de vários ramos e setores em uma única região, com o objetivo de monopolizar os mercados mundiais de consumo;
e) a produção especializada de bens e serviços em megaempresas, com o objetivo de fortalecer o domínio do mercado interno e a competitividade em seus países de origem.
8) (UFRN–2008) - O modelo industrial predominante no século XX vem passando por um progressivo declínio, em decorrência da Revolução Técnico-Científica, que inaugurou profundas mudanças no processo produtivo. Essa Revolução se caracteriza pelo
a) uso intensivo do petróleo como fonte de energia alternativa nas atividades que empregam tecnologia de ponta.
b) aumento da produção de bens e serviços, baseado na flexibilização produtiva e na agregação de conhecimento.
c) crescimento da produção de bens e equipamentos, fundamentado na rigidez produtiva e na indústria de base.
d) excessivo uso do carvão como fonte de energia para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia
9) (UNESP–2010) - Assinale a alternativa em que está CORRETAMENTE caracterizada a industrialização brasileira, do período após a década de 1980 até os dias atuais.
a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrário-exportadora do país.
b) Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro.
c) Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro.
d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a indústria, o que, associado à presença de mão de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.
e) Marca o avanço do neoliberalismo no país, com sérias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais.
10) (Fatec-SP–2009) - O desempenho das exportações de mercadorias na região do continente asiático (menos o Japão), principalmente após os anos 1980, pode ser explicado por fatores tais como
a) a chamada industrialização tardia e / ou planificada da China, dos Tigres Asiáticos e da Índia.
b) a chamada industrialização clássica nos países da ex-URSS, após o fim do socialismo.
c) a criação de blocos econômicos como Asean e Nafta entre os países do continente.
d) a nova inserção do continente na divisão mundial do trabalho como grande produtor agropecuário.
e) a 3ª Revolução Industrial e as conquistas sociais do neoliberalismo na maior parte desses países.
11) O Brasil, assim como outros países emergentes, é classificado como um país de industrialização
a) clássica.
b) tradicional.
c) globalizada.
d) planificada.
e) tardia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário