África - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quinta-feira, 25 de julho de 2024

África


Confira questões resolvidas sobre a África:

1) Unitau 2017 - Em relação ao continente africano, é CORRETO afirmar:
a) A Nigéria apresenta baixa média de IDH, as menores médias de expectativa de vida do planeta e altas taxas de mortalidade infantil e de subnutrição.
b) A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX, devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.
c) O processo de colonização da África respeitou as fronteiras étnicas e culturais, fato que evitou a existência de conflitos armados no continente.
d) O Norte da África, ou África setentrional, é caracterizado pela presença da religião islâmica e pelo predomínio da população árabe.
e) No Sudão, os conflitos atuais se devem à permanência, desde o período colonial, de uma política de segregação racial e territorial, promovida pelos brancos.


2) (UNIFESP–2008) - No continente africano, encontramos focos de guerras civis e entre países. No chamado Chifre da África, nos últimos anos, foram registrados violentos conflitos entre
a) países pela definição de fronteiras, envolvendo Burundi e Ruanda.
b) países pelo acesso à água, por parte do Egito e do Sudão.
c) brancos e negros na África do Sul.
d) lideranças locais na Somália.
e) grupos étnicos em Ruanda.


3) (FUVEST–2011) - África vive [...] prisioneira de um passado inventado por outros.
COUTO, Mia. Um retrato sem moldura. In: HERNANDEZ, Leila, A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005. p.11.
A frase acima se justifica porque
a) os movimentos de independência na África foram patrocinados pelos países imperialistas, com o objetivo de garantir a exploração econômica do continente.
b) os distintos povos da África preferem negar suas origens étnicas e culturais, pois não há espaço, no mundo de hoje, para a defesa da identidade cultural africana.
c) a colonização britânica do litoral atlântico da África provocou a definitiva associação do continente à escravidão e sua submissão aos projetos de hegemonia europeia no Ocidente.
d) os atuais conflitos dentro do continente são comandados por potências estrangeiras, interessadas em dividir a África para explorar mais facilmente suas riquezas.
e) a maioria das divisões políticas da África definidas pelos colonizadores se manteve, em linhas gerais, mesmo após os movimentos de independência.


4) (FGV-2017) - A África Subsaariana apresenta indicadores econômicos muito ruins, sendo considerada a região mais pobre do planeta. Sobre as características da economia da África Subsaariana, assinale a afirmação correta.
a) A infraestrutura — equipamentos técnicos e meios de transporte — foi instalada com o objetivo de integrar as diferentes economias nacionais e possibilitar o acesso aos mercados externos.
b) A hierarquia entre as cidades é mal definida, devido à hipertrofia das metrópoles regionais e à pequena demanda por bens e serviços das áreas de influência dos centros intermediários.
c) A modernização da agricultura comercial de produtos tropicais voltada para o mercado interno desestruturou a produção da agricultura extensiva de subsistência, o que agravou o quadro de subalimentação.
d) A incipiente industrialização, restrita a alguns pontos do território, foi acelerada após a descolonização, graças aos investimentos diretos de capitais externos e à qualidade dos quadros técnicos.
e) As redes urbanas mostram grande dinamismo e tendem a ser policêntricas, graças ao crescimento econômico dos “enclaves” instalados pelas empresas de mineração.


5) (UNICAMP 2016) - País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No período posterior à independência, a terra passou a ser propriedade do Estado, com predomínio de uso pela população camponesa e com forte participação das mulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992 vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civil envolvendo dois dos principais grupos armados do país.
O texto acima faz referência ao seguinte país:
a) Congo.
b) África do Sul.
d) Moçambique.
d) Nigéria.


6) (Ifce 2016) - Sobre o continente africano, é correto afirmar-se que
a) teve sua exploração iniciada em meados do século XIX, predominantemente por empresas asiáticas que utilizam mão de obra local e empregam equipamentos modernos para a realização dessa atividade.
b) é rico em minérios e fontes de energia como petróleo, ouro, zinco, urânio, ferro, chumbo, níquel, diamantes, prata, entre outros.
c) a sua exploração quase sempre favorece apenas os países que a praticam, que instalaram portos e ferrovias para beneficiar as nações africanas.
d) o campo das indústrias não é o mais moderno e consiste basicamente em indústrias que trabalham com a matéria prima importada.
e) consiste em um continente subdesenvolvido com alguns de seus países industrializados e outros ainda vivendo exclusivamente de atividades comerciais.


7) (Fgv 2016) - Um dos mais sérios problemas com o qual a Europa se defronta hoje em dia é a questão migratória. Não que isso seja novidade: ao longo de todo o século XX, a Europa sempre se viu às voltas com grupos que saíam do continente, ou para ele se dirigiam. Porém, atualmente, a migração se tornou uma questão traumática. O mapa a seguir, intitulado “Rotas de Fuga”, mostra os caminhos que os migrantes adotam.
A partir desse mapa, é correto afirmar que
a) os imigrantes vêm exclusivamente da África.
b) apenas a África Saariana é responsável pelo contingente de imigrantes que a Europa recebe.
c) o Oriente Médio, a África Saariana e a África Subsaariana colaboram para o fluxo imigratório. 
d) os emigrantes negros evitam atravessar o Deserto do Saara para chegar à Europa Mediterrânea. 
e) o “Chifre da África” fica fora da oferta de imigrantes para a Europa.


8) (Unicentro) - Com base nos conhecimentos sobre os conflitos na África Subsaariana, é correto afirmar que a associação adequada entre o país e a causa direta do conflito em curso, respectivamente, está expressa na alternativa
a) Marrocos / luta pela autonomia política.
b) Egito / disputa pelo poder político.
c) Tunísia / posse de território.
d) Líbia / intervenção estrangeira em problemas internos.
e) República Democrática do Congo / disputa pelas reservas minerais.


9) FUVEST  - O processo de descolonização na África foi acompanhado por
a) elevação nas taxas de crescimento da população do campo, que foi modernizado para produzir alimentos para o mercado interno.
b) abertura da economia dos países africanos, devido à dimensão do seu mercado consumidor, aumentando significativamente sua participação no comércio mundial.
c) democratização do continente, que se livrou das ditaduras nele instaladas nos anos noventa do século XX, com apoio das antigas metrópoles.
d) imposição política externa de limites fronteiriços, que gerou uma série de lutas políticas internas em vários países.
e) migração controlada da população africana, decorrente dos conflitos tribais, para países que anteriormente dominaram o continente.


10) UNIRIO - Em relação ao continente africano, todas as opções a seguir estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Se, por um lado, o relevo predominantemente planáltico do continente torna seus rios pouco navegáveis, por outro, favorece seu potencial hidrelétrico, que é bastante grande.
b) Seu litoral bastante extenso, porém pouco recortado, dificulta seu aproveitamento para a instalação de portos.
c) Em toda a porção central o clima seco favorece o domínio de formações vegetais desérticas, sendo que apenas ao norte encontramos a mancha de floresta equatorial refletindo a maior umidade desta região.
d) Em geral apresenta uma hidrografia pobre, em decorrência da predominância de climas secos, mesmo apresentando rios como o Nilo e o Congo, que estão entre os maiores do mundo.
e) Apesar de apresentar um relevo com predomínio de terrenos de formação geológica antiga, aparecem alguns trechos mais elevados de origem recente, onde se encontram alguns vulcões.


11) (UNIP) - É o maior país produtor de petróleo da África do Norte, cuja exploração é feita no deserto do Saara. Trata-se do (a):
a) Marrocos
b) RAU
c) África do Sul
d) Zaire
e) Líbia


12) Observe o mapa a seguir.
O mapa anterior indica duas importantes bacias hidrográ¬ficas africanas. Quais são elas, respectivamente?
a) A – bacia do rio Níger e B – bacia do rio Nilo.
b) A – bacia do rio Congo e B – bacia do rio Orange.
c) A – bacia do rio Nilo e B – bacia do rio Congo.
d) A – bacia do rio Senegal e B – bacia do rio Zambeze.
e) A – bacia do rio Orange e B – bacia do rio Senegal.


13) ENEM 2012 - A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.
MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:
a) Exploração do campesinato pela elite proprietária – Domínio das instituições fundiárias pelo poder público.
b) Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra – Controle do uso especulativo da propriedade fundiária.
c) Desorganização da economia rural de subsistência – Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas.Desorganização da economia rural de subsistência – 
d) Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas. Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar – Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas.
e) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador – Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário