
Confira questões resolvidas sobre o Uso dos Porquês:
1) (UFV-MG) Assinale a única alternativa em que a expressão porque deve vir separada.
a) Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.
b) Não compareci à reunião porque estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.Ver resposta!
Resolução: Na alternativa A, o correto é “por que” separado porque a expressão pode ser substituída por “por que razão” ou “por qual motivo”.
2) (FGV) – Assinale a alternativa correta quanto ao uso de porque, porquê, por que, por quê:
a) Porquê você estava tão alegre?
b) Estava alegre por que vencera.
c) Você estava tão alegre por quê?
d) Por que amava, estava alegre.Ver resposta!
Resolução: Usa-se “por quê” (com acento) quando está no final da frase ou antes de pausa (vírgula, ponto, etc).
3) MULTIVIX – Em relação ao uso do por que, assinale a alternativa incorreta:
a) É este o motivo por quê não vim.
b) Por que não foram ao cinema hoje?
c) Só os pais sabem das dificuldades por que passaram.
d) Fale com eles por que não chegou para a festa.
e) Você sabe por que eu disse aquelas coisas.Ver resposta!
Resolução: O correto seria “por que” (separado e sem acento), pois ele equivale a “pelo qual”: “É este o motivo por que não vim.”
4) MS Concursos – Dadas as orações:
I- É a estrada por que costuma passar.
II- Os motivos porque desisti não importam agora.
III- Ninguém explicou o porquê de tanta confusão.
IV- Alice e Amanda não vieram à festa, sabe por que?
O uso dos porquês está correto:
a) Apenas nos itens I e III.
b) Apenas nos itens I e II.
c) Apenas nos itens II e IV.
d) Em todos os itens.Ver resposta!
Resolução:
Oração I: está correto porque “por que” equivale a “pela qual”;
Oração II: está correto porque “porque” pode ser usado como conjunção explicativa/causal com valor de “pois”;
Oração III: está correto porque “porquê” é substantivo e vem com artigo (“o porquê”);
Oração IV: está correto porque “por que” aparece em pergunta direta no final da frase.
5) (FUVEST) – Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Não sei por que discutimos.
b) Ele não veio por que estava doente.
c) Mas porque não veio ontem?
d) Não respondi porquê não sabia.
e) Eis o porque da minha viagem.Ver resposta!
Resolução: A letra A está certa pois “por que” é usado em perguntas indiretas com sentido de “por qual motivo”, como em “Não sei por que discutimos”.
6) UFRGS

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 14, 32, 47 e 52, nessa ordem.
a) em baixo – cinza – por que – Porque
b) embaixo – cinzas – porque – Por que
c) embaixo – cinza – porque – Por que
d) em baixo – cinzas – por que – Porque
e) embaixo – cinzas – porque – PorqueVer resposta!
Resolução: “embaixo” é advérbio grafado junto; “cinza” é adjetivo invariável quando indica cor (cabelos cinza); “porque” é conjunção explicativa/causal; “Por que” aparece em pergunta direta (“Por que todo aquele interesse de Bárbara na revista?”).
7) (Cespe. MPC-PA. 2019. ADAPTADA) – Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho: “Qual é o motivo de a sustentabilidade ser tão importante para a economia?” Assinale a opção em que a proposta indicada mantém os sentidos e a correção gramatical do texto.
a) Porque a sustentabilidade é tão importante para a economia?
b) Por quê a sustentabilidade é tão importante para a economia?
c) Porquê a sustentabilidade é tão importante para a economia?
d) Por que a sustentabilidade é tão importante para a economia?
e) Pra quê a sustentabilidade é tão importante para a economia?Ver resposta!
Resolução: A frase original é uma pergunta direta, e nesse caso usamos “por que” (separado e sem acento), pois equivale a “por qual motivo”.
8) Leia o parágrafo a seguir:
E há de ele amá-la? — repetia Úrsula a si própria com uma pertinácia, que a teria admirado, se nisso pudesse atentar. Amor! — prosseguia — o que é amor? Creio que jamais amarei. Mas Adelaide deve ser muito amada por ele… mas eu o ouvi amaldiçoá-la!… Por que diz que lhe queima os beiços o seu nome? Oh! Não é possível, ele já não a ama! E Úrsula, perdida nestes loucos pensamentos, não atendia ao que em torno de si havia.
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula e outras obras. Brasília: Edições Câmara, 2018.
O uso da expressão “por que”, em destaque no texto, pode ser assim explicado:
a) A expressão “por que” apresenta caráter exclamativo.
b) A expressão “por que” é uma conjunção causal.
c) A expressão “por que” é um substantivo composto.
d) A expressão “por que” é usada como sinônimo de “pelo qual”.
e) Está implícita a palavra “motivo” após a expressão “por que”.Ver resposta!
Resolução: No trecho “Por que diz que lhe queima os beiços o seu nome?”, o “por que” introduz uma pergunta e equivale a “por que motivo”. Ou seja, há elipse da palavra “motivo”.
9) (PUC-SP) – Assinale a alternativa em que o uso dos “porquês” está correto:
a) Não sei porque ele saiu.
b) Ele saiu por que estava cansado.
c) Não sei por quê ele saiu.
d) Ele saiu porque estava cansado.
e) Não sei o porque ele saiu.Ver resposta!
Resolução: A alternativa D está correta porque o termo “porque” é uma conjunção explicativa/causal que introduz a razão do fato expresso na oração anterior, estabelecendo uma relação de causa (ele saiu, pois estava cansado…).
10) (UFRGS) – Assinale a alternativa em que o uso dos “porquês” está correto:
a) Não fui à aula por que estava chovendo.
b) Gostaria de saber por quê você saiu.
c) Ele explicou o porquê de sua ausência.
d) Porquê você não veio ontem?
e) Não entendi porque ele fez isso.Ver resposta!
Resolução: A alternativa C está correta pois “porquê” (junto e com acento) funciona como substantivo, sendo antecedido por artigo (“o”) e significando “motivo” ou “razão”.
